Como tirar 1000 na redação do ENEM? Preciso acertar o tema? – Pontue – Aprendizagem Inteligente

Como tirar 1000 na redação do ENEM? Preciso acertar o tema?

Como tirar 1000 na redação do Enem?

Se você está se preparando para o ENEM, o Exame Nacional do Ensino Médio, além de focar os estudos para as questões de múltipla escolha que envolvem matérias como matemática, física, biologia, geografia e língua portuguesa, certamente está preocupado com o famoso e, muitas vezes temido, tema da redação.

O sonho de qualquer vestibulando que presta o ENEM é conquistar nota máxima na redação, e isso desencadeia uma série de buscas por “como tirar 1000 na redação?” Com isso, o que se observa também é a necessidade que muitos estudantes e escolas têm em acertar o tema para estarem preparados para ele na hora da escrita oficial.

Mas, será que faz sentido se preocupar com o acerto do tema quando você quer saber como tirar 1000 na redação do ENEM?

É importante, na fase de estudos, para garantir a nota máxima, ficar quebrando a cabeça tentando adivinhar qual será o tema escolhido para argumentar na hora da prova? Na verdade, não!
Neste blog post, a Pontue preparou algumas dicas que você pode seguir para estudar com mais seriedade e se desprender de alguns paradigmas, como, por exemplo, tentar adivinhar o tema da redação.

Vamos lá?

Entenda as mudanças na redação e saiba como tirar 1000 na redação do ENEM

O primeiro passo para você entender antes de começar a pesquisar por como tirar 1000 na redação do ENEM é que a redação do exame, nos últimos 3 anos pelo menos, deu uma quebrada no seu perfil. Isso porque a pegada do exame, e, principalmente, do tema da redação, seguia uma linha muito social, englobando as minorias.

Em 2015, por exemplo, o tema abordou A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira, e, no ano anterior, o assunto colocado em pauta foi a Publicidade infantil em questão no Brasil. Pegando o tema de 2016, vemos que a discussão foi em torno dos Caminhos para enfrentar a intolerância religiosa. No entanto, em 2017, O desafio para a formação educacional para surdos, embora tenha permanecido numa temática social, especificou o assunto.

É este o ponto que você, como estudante para o ENEM, deve se atentar: a especificidade.
Note que houve uma mudança de definição na estrutura dos temas: saímos de pautas que englobam grupos (mulheres, crianças, religião) e chegamos a temáticas com uma especificidade maior. Isso perpetuou até a última edição, pois, em 2018, a redação pediu para se argumentar sobre a Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet, e, no ano passado, sobre a Democratização do acesso ao cinema.

Se essa lógica persistir, o que podemos esperar da redação do ENEM 2021 é um assunto seguindo essa mesma linha ideológica dos últimos anos. Mas, mesmo assim, é bastante difícil acertar o tema se houver a manutenção dessa especificidade e, por conta disso, vamos explicar, no tópico seguinte, como você pode se preparar para desenvolver o argumento, mesmo que a temática exija um discurso muito específico.

Tenha estratégias para saber como tirar 1000 na redação do ENEM

A estratégia que você pode agarrar e começar a colocar em prática é entender o assunto macro para, durante o desenvolvimento do texto, trazer para o micro, ou seja, compreender o assunto como um todo para saber do que está falando e, consequentemente, conseguir especificá-lo de acordo com o que for proposto.

Peguemos como exemplo a “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”. Como realizador do exame, na hora de desenvolver o tema, você pode pegar como base um repertório ligado à cultura, discorrendo que o Brasil não é um país que estimulou e estimula maciçamente a população de forma ampla à formação cultural do seu povo. Por consequência disso, há uma dependência de referências internacionais, como as da Europa e dos Estados Unidos, e isso gerou (e ainda gera) um distanciamento dos brasileiros para com a sua própria cultura.

A partir desse raciocínio mais amplo do tema, você conseguirá entrar no assunto específico proposto, com bons argumentos, e será capaz de propor a intervenção pedida.

Quando o assunto abordado foi a questão dos Desafios para a formação educacional dos surdos, as ideias iniciais para essa redação poderiam ter sido relacionados à exploração da deficiência, de modo geral, juntamente à formação e aos desafios que os deficientes enfrentam no país. A partir daí, seria possível entrar na especificidade proposta, que eram os surdos.

Então, tenha como estratégia um repertório para falar e conhecer o macro para, finalmente, chegar no micro.

Possíveis temas para a redação do ENEM 2021

Aqui na Pontue, realizamos lives com possibilidades de temas para a redação do exame. Um dos que já discutimos fala sobre o capacitismo. Quando explicamos e falamos sobre esse tema, estávamos tratando de um assunto sobre deficiência, mas com um nome novo, um termo mais específico. Então, para discorrer sobre ele, é preciso entender o macro: você precisa de conhecer e saber falar sobre deficiência para poder entrar no mérito do capacitismo.

Clicando aqui, você tem acesso ao nosso canal do Youtube e confere nossos vídeos referentes aos possíveis temas de redação, e como trabalhar cada um deles.
Não se preocupe em “descobrir” o tema exato que será aplicado, e sim com a escrita de uma boa redação!

Claro que pensar nas possibilidades de temas sempre é bom, mas, como mencionamos e explicamos neste conteúdo, isso não pode ser sua prioridade. O ideal é focar nas recentes mudanças que o ENEM tem feito na escolha da redação e ter conhecimento macro dos assuntos para conseguir entrar e detalhar suas especificidades. Assim, você pode começar a pensar em como tirar 1000 na redação do Enem.

Compartilhe este Artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on skype
Share on telegram
Share on email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados:

Rua Olavo Bilac, 1461 – Jardim Sumaré – Ribeirão Preto – SP, 14025-400 | CNPJ: 28.776.766/0001-81

Somos por Educação e Tecnologia

Trabalhe Conosco

Todos direitos reservados à Pontue® – Design & Dev by Pompz Artes

Planos & Preços
para Estudantes

ou

Planos & Preços
para Escolas

Plano Mensal Enterprise

Quantos alunos você tem?

R$ 5,90 por aluno

Plano Mensal Básico
Quantos alunos você tem?

R$ 2,90 por aluno

Muito Obrigado!

Seu cadastro foi enviado com sucesso. Agora é só aguardar mais novidades na sua caixa de email!