Como estruturar a redação do Enem? Tenha 600 pontos garantidos – Pontue – Aprendizagem Inteligente

Como estruturar a redação do Enem? Tenha 600 pontos garantidos

Correção do Enem

Como estruturar a redação do Enem? Você já tem 600 pontos garantidos!
Está estudando bastante e tem a preocupação de como estruturar a redação do Enem? Nós podemos ajudar, e vamos mostrar como você já tem 600 pontos garantidos na redação, se prestar atenção em alguns aspectos.
Você já sabe, porque comentamos em outro post aqui no blog, que o tema não precisa ser a sua preocupação principal, lembra? Então, continue com gente neste conteúdo e saiba como estruturar a redação do Enem para ter 600 pontos já garantidos e focar a sua atenção nos outros 400.
Vamos lá?

Tenha uma estratégia para estruturar a redação do Enem

A essa altura do campeonato, com a data do Enem se aproximando, certamente você já deve ter ouvido falar que, para escrever um bom texto, é preciso ter um planejamento, de acordo com a temática, para conseguir argumentar e sustentar a sua argumentação muito bem nos parágrafos, e no limite de linhas que o exame exige.
Uma estratégia a ser adotada é o que também já falamos no conteúdo anterior: pense sempre do macro para conseguir chegar no micro, na especificidade do tema.
Além disso, se atentar a alguns detalhes, como as competências 1, 4 e 5, é essencial para você garantir os 600 pontos da redação.

Compreenda bem essas competências

Se você estudou direitinho e se dedicou a entender os níveis das competências que são analisadas na hora da correção, sabe que ter uma boa compreensão gramatical de conectivos, coesão e saber fazer a intervenção que é proposta já vai garantir mais da metade da sua pontuação.
Isso é uma verdade, pois, se você domina essas técnicas, não vai precisar se preocupar com elas na hora de escrever a redação e conseguirá, portanto, direcionar sua atenção especialmente para a competência 2, a qual trata do projeto de texto, abordagem temática e repertório, e para a competência 3, que se refere à articulação dos parágrafos e argumentação.
Por isso, se você dominar bem as competências 1, 4 e 5, terá mais tempo para trabalhar, durante o processo de escrita, as de número 2 e 3, e, assim, estará ainda mais próximo(a) da tão sonhada nota 1000.

Como estruturar a redação do Enem conhecendo a competência 2?

Qual é o seu repertório? Você busca inspirações onde? É importante pensar nisso, pois a segunda competência cobra de você a compreensão da proposta.
Isso quer dizer que você precisa entender o tema que será desenvolvido, organizar essas ideias e, posteriormente, aplicá-las em seu texto.
Portanto, na hora de colocar a dissertação em prática, é preciso mostrar que entende do assunto, usar todo o seu repertório e inspirações.

O que é avaliado na competência 2?

  • Compressão da proposta: o aluno deve evitar ficar preso aos textos motivadores. Não os copiar, mas também não os ignorar;
  • Conhecimento sobre outras áreas, como, por exemplo, literatura, biologia, cinema, biotecnologia, entre outras;
  • A capacidade de estruturar um texto dissertativo.

Como estruturar a redação do Enem conhecendo a competência 3?

Na terceira competência, será exigido de você a organização das ideias durante a defesa de um ponto de vista, e, também, se você fez com que todos os parágrafos conversassem entre si.
Para organizar direitinho essas ideias, você pode usar e abusar dos dados estatísticos, analogias, metáforas, fatores como causa e consequência, enumerações e citações. É importante trabalhar bem a qualidade e veracidade dessas informações, e não ficar se perturbando com a quantidade.

O que é avaliado na competência 3?

  • Progressão qualitativa, ou seja, a relação de sentido entre as partes do texto;
  • Ordem lógica entre as ideias que forem apresentadas;
  • Coerência: adequação entre o conteúdo do texto e o mundo real;
  • Encadeamento de ideias: cada parágrafo deve apresentar informações novas, coerentes com o que foi exposto anteriormente, sem repetições ou saltos temáticos.

Resumindo

Deu para entender como estruturar a redação do Enem e já ter os 600 pontos garantidos? Se a sua gramática é boa, você consegue escrever um texto coeso e souber elaborar a proposta de intervenção corretamente, os 600 pontos já são seus. Com isso, sua atenção se voltará para as competências 2 e 3, que explicamos acima.
Com isso em mente, você agora sabe como estruturar a redação do Enem: é preciso ter organização e destinar seu foco para aquilo que é mais importante, como o repertório para sua argumentação e a lógica entre os parágrafos do seu texto.
Aprenda a estruturar a redação do Enem com a Pontue
Ainda se sente perdido em relação às competências e quer saber mais sobre a estrutura de uma redação? Que tal entrar no canal do YouTube da Pontue, assistir às nossas aulas, nossas lives, conhecer nossa plataforma e nosso blog? Nós podemos o/a ajudar a conquistar a nota 1000 no Enem. A gente quer isso, e você?

 

Compartilhe este Artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on skype
Share on telegram
Share on email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados:

Rua Olavo Bilac, 1461 – Jardim Sumaré – Ribeirão Preto – SP, 14025-400 | CNPJ: 28.776.766/0001-81

Somos por Educação e Tecnologia

Trabalhe Conosco

Todos direitos reservados à Pontue® – Design & Dev by Pompz Artes

Planos & Preços
para Estudantes

ou

Planos & Preços
para Escolas

Plano Mensal Enterprise

Quantos alunos você tem?

R$ 5,90 por aluno

Plano Mensal Básico
Quantos alunos você tem?

R$ 2,90 por aluno

Muito Obrigado!

Seu cadastro foi enviado com sucesso. Agora é só aguardar mais novidades na sua caixa de email!