Na Competência 4 do Enem, será avaliado se o candidato sabe escrever um texto coeso. Como na redação do Enem é exigido um texto dissertativo-argumentativo, as ideias precisam ser bem embasadas, estar bem articuladas e organizadas por meio de parágrafos bem estruturados. A utilização de conectivos deve ser explícita, ligando os argumentos e parágrafos, evitando repetições.
O que será avaliado?
- Estruturação dos parágrafos: em um texto dissertativo-argumentativo, o parágrafo é formado por uma ideia principal à qual se ligam as ideias secundárias;
- Estruturação dos períodos: os períodos de um texto dissertativo são, normalmente, estruturados de modo complexo, formados por duas ou mais orações, para que se possam expressar as ideias de causa-consequência, contradição, temporalidade, comparação, conclusão, entre outras;
- Uso de referências: lugares, pessoas, coisas, dados, informações e fatos introduzidos devem ser retomados à medida que o texto vai progredindo. Referências podem ser expressas por meio de pronomes, advérbios e artigos.
Não é obrigatório o uso de conectivo introduzindo o primeiro parágrafo de argumentação. Ele é possível, mas não obrigatório. O texto deve estabelecer de modo claro relação entre o segundo parágrafo de argumentação e o terceiro, e entre o terceiro e a conclusão (pelo menos dois operadores argumentativos ligando os parágrafos).
O aluno deve, assim como todas as partes da redação, saber o que está fazendo.