A segunda competência cobrada na Redação do Enem é a compreensão da proposta. Aqui o candidato precisa entender o tema a ser desenvolvido, organizar as ideias e aplicá-las no texto. Para isso, é preciso ler o tema com bastante atenção para conseguir relacionar outras áreas de conhecimento e provar que sabe o que é um texto dissertativo.
O que será avaliado?
- Compressão da proposta: o aluno deve evitar ficar preso aos textos motivadores. Não os copiar, mas também não os ignorar;
- Conhecimento sobre outras áreas como, por exemplo, literatura, biologia, cinema, biotecnologia, entre outras;
- Se o aluno sabe estruturar um texto dissertativo.
Um aluno que tiver um excelente projeto de texto, ótima escrita (gramática e recursos coesivos), proposta de intervenção completa, mas não trouxer repertório sociocultural externo à coletânea, pode tirar 920 pontos na redação do ENEM. Isso porque um texto que se baseie na coletânea simplesmente, sem copiar os textos de apoio, ficará com 120 pontos na C2, mas pode tirar 200 na C3 se a argumentação for consolidada.
Portanto, repertório sociocultural deve ser de domínio do aluno, e vem depois da argumentação. Primeiro se explora o conhecimento do aluno sobre o tema, as ideias que ele tem (e que podem vir de qualquer referência – revista, programa de televisão, série, quadrinhos, e, até, de filósofos).
Obs.: os alunos podem (e devem) usar a coletânea, especialmente quando houver gráficos, números e estatísticas os quais, certamente, não costumam ser memorizados ao longo do ano.