Quero conhecer as soluções e os planos da Pontue!

Quero conhecer as soluções e os planos da Pontue!

Correção ENEM: Competência V e Proposta de Intervenção

A Competência 5 extremamente importante, pois a elaboração da solução do problema proposto é criteriosa entre os corretores. O candidato deve ter levantado alguns aspectos voltados para uma problemática, para um fato passível de ser solucionado. Ao concluir o texto, deve-se apresentar uma solução para o que foi discutido ao longo da redação.

A proposta de intervenção deve ser detalhada de modo a permitir ao leitor o julgamento sobre sua exequibilidade. Portanto, deve conter a exposição da intervenção sugerida e o detalhamento dos meios para realizá-la. Além disso, é preciso considerar os pontos abordados durante o desenvolvimento do texto e ser coerente com os argumentos utilizados, já que eles expressam a visão do autor das possíveis soluções para a questão discutida.

O que será avaliado?

  • Presença de proposta;
  • Detalhamento dos meios para realização da solução proposta;
  • Possibilidade de execução: a solução apresentada é viável?
  • Respeito aos Direitos Humanos: a intervenção não pode ferir valores como cidadania, liberdade, solidariedade e diversidade cultural.

 

A Proposta de Intervenção não precisa de ser inédita, criativa e nunca pensada. Exigir isso do aluno é exigir uma competência que mesmo adultos não têm. O aluno pode se valer de uma proposta que existe em uma cidade, por exemplo, e possa ser estendida para todo território nacional, ou usar como exemplo algo que já seja realidade em outro país e possa ser colocado em prática no Brasil.

Não se espera aqui que o aluno “invente a roda”, mas que, refletindo sobre os problemas apresentados, sugira um caminho possível para enfrentá-los, e que pode gerar resultados práticos em médio e longo prazo.

O que fazer se uma Proposta tiver todos os elementos válidos, mas não dialogar com os argumentos apresentados?

O aluno é penalizado na C3, e não na C5.

São necessárias duas Propostas? Não. O aluno pode fazer uma completa que valha para os dois problemas apresentados, ou uma completa que valha 200 pontos e uma sem todos os elementos. O importante é que pelo menos uma tenha o Agente, Ação, Meio e Efeito, detalhando um desses elementos (qualquer elemento da Intervenção pode ser detalhado).

 

EXTRA!!!

Em temas que tenham como palavra central os termos “caminhos, alternativas, meios” para enfrentar tal situação, o aluno tem que apresentar esses caminhos ao longo da redação.

Esses são termos-chave e precisam de ser apresentados pelo aluno na tese e na argumentação. A Proposta de Intervenção detalhará esses caminhos gerais que foram apresentados anteriormente.

Portanto, em casos de temas propositivos em que os alunos apenas apresentem os “desafios, problemas, obstáculos” na tese e na argumentação, eles devem ser penalizados.

Compartilhe este Artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on skype
Share on telegram
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados:

CNPJ: 28.776.766/0001-81

Somos por Educação e Tecnologia

Trabalhe Conosco

Todos direitos reservados à Pontue ®

Planos & Preços
para Escolas

Quero conhecer as soluções e os planos da Pontue!

Plano Mensal Enterprise

Quantos alunos você tem?

R$ 8,90 por aluno

Plano Mensal Básico
Quantos alunos você tem?

R$ 4,40 por aluno

Muito Obrigado!

Seu cadastro foi enviado com sucesso. Agora é só aguardar mais novidades na sua caixa de email!