Grupo Marista, seja bem-vindo!

A Pontue nasceu em 2017, com um principal objetivo: por meio da tecnologia, estruturar a área de redação das escolas de modo que seja possível acompanhar, de forma micro e macro, o desempenho e performance de estudantes nas diferentes produções textuais e garantir, com um time de corretores e corretoras qualificados, o aumento da performance.

Sobre o Projeto Pontue/Marista

Em 2025, junto à FTD, teremos a excelente oportunidade de atuar junto às escolas Marista na correção de uma redação, nos segmentos do Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio. Os textos enviados serão corrigidos por um time de professoras e professores formados em Letras, experientes e amplamente qualificados para que as escolas possam ter um diagnóstico completo do desempenho de estudantes naquela produção textual.

 

Cada escola terá uma aplicação, por aluno, para o ano letivo de 2025.

 

As propostas e grades escolhidas deverão ser as existentes dentro do ambiente da Pontue, e nosso atendimento estará à disposição para atender quaisquer demandas, técnicas e pedagógicas, de todos e todas vocês.

Compra de créditos adicionais

Além do crédito sem vídeo contemplado, existe a possibilidade de aquisição de créditos adicionais (com ou sem vídeo). Para isso, é necessário que o formulário abaixo seja preenchido. Ele será direcionado ao consultor educacional que atende o colégio e, após atualização do contrato, serão inseridos os créditos adicionais na plataforma.

 

IMPORTANTE: no caso de aquisição de créditos extras, os créditos cedidos pela FTD serão consumidos primeiro e, depois, os créditos comprados à parte. A partir da segunda aplicação, portanto, serão contabilizados os créditos adicionais adquiridos pelo colégio.

Implementação pedagógica e suporte

Para que todas as expectativas estejam alinhadas, técnica e pedagogicamente, além da presença das turmas e estudantes na plataforma, é preciso que alguns processos estejam claros aos colégios, especialmente no que se relaciona à criação das atividades, para que saibamos qual caminho é mais interessante dentro do planejamento pedagógico da escola.

Assim, as informações abaixo são essenciais para que tenhamos um excelente ano letivo.

Quando as atividades são criadas no campo “Propostas”, é definida uma janela de aplicação, a qual pode ser de algumas horas ou dias. Essa definição fica a critério da escola.  

IMPORTANTE: ao serem criadas as propostas nesse campo, à medida que estudantes enviam os textos e eles são corrigidos, já será possível ter acesso às correções, ou seja, quem enviar o texto primeiro, terá acesso à correção primeiro. Outro ponto importante é que, nesse campo, os/as estudantes enviarão as redações, seja pelo computador, seja pelo app, manuscritas ou digitadas. 

Aqui, a escola poderá criar a atividade também em formato online, no qual os/as estudantes enviarão os textos, da escola ou de casa. A diferença é que a escola tem autonomia para liberar as correções quando quiser, ou seja, caso seja de interesse pedagógico que todas as atividades criadas, ou alguma em particular, tenha os textos corrigidos liberados ao mesmo tempo, é preciso que a proposta seja criada nesse campo.

Nesse ícone, a escola poderá gerar folhas de redação individuais, com o nome do estudante e um QR code também individual, e será responsabilidade da escola subir as folhas de redação escritas, em lote, em tutorial explicativo abaixo. A escola também tem autonomia, nesse campo, para liberar as correções, se assim preferir, apenas quando todas as redações estiverem corrigidas.

Todas as atividades criadas no campo “Propostas” terão prazo de devolutiva de 3 dias úteis após o envio, já que, em geral, os textos vão entrando de forma espaçada durante o período de abertura e encerramento do prazo de envio. Quando a atividade é criada no campo “Provas”, o prazo é de 5 dias úteis, já que esse campo é normalmente usado para simulados e atividades em que as redações sobem em lote. Se você decidir criar a atividade no campo “Provas”, mesmo que não seja necessariamente uma avaliação, o prazo também será de 5 dias úteis após o envio.

IMPORTANTE: estudantes apenas terão acesso às correções das atividades criadas no campo “Provas” quando a escola liberar as correções. Se a escola não executar a ação de liberar os textos, os/as estudantes não conseguirão visualizá-los com as marcações e notas.

É possível que, dentro da rotina escolar, alguns processos fujam ao esperado e gerem a necessidade de suspender as correções até eles sejam regularizados, como:

  • Criação de proposta em que há divergência entre a coletânea escolhida e grade selecionada;
  • Subida de redações criadas no campo de prova presencial em extensão não aceita pelo sistema;
  • Subida de folhas de redação presenciais em turma diferente da que realizou a atividade;
  • Ausência de créditos.

Nesses casos (e em outros não contemplados aqui, os quais podem surgir ao longo do ano e não foram previstos anteriormente), deixarão de constar os prazos regulares, já que a situação precisará ser corrigida. Enquanto isso não ocorre, as redações serão direcionadas para uma coluna de suspensão, e, quando retornarem à fila de correções, valerá o prazo de 5 dias úteis a partir da regularização.

O canal de dúvidas gerais sobre o uso da plataforma será o time de CRC da FTD, o qual abrirá os chamados e atenderá os questionamentos da escola, quando for algo relacionado a processos do dia a dia, ou os encaminhará para a Pontue, quando se referir a aspectos técnicos e pedagógicos não solucionados diretamente pela FTD.

Se você já possui login (e-mail de acesso) e senha, siga estes passos para acessar a plataforma:

  1. No seu navegador de preferência, digite https://app.souionica.com.br/ na barra de endereços.
  2. No campo login, escreva o e-mail fornecido a você por algum membro da sua equipe.
  3. No campo senha, digite a senha fornecida a você por algum membro da sua equipe.
  4. Clique no ícone da Pontue.
 

Plataforma Pontue na Iônica 

⚠️ Se você ainda não tem login, nem senha, procure, na sua equipe, o responsável pelos acessos à plataforma.

Se você esqueceu a sua senha, no seu navegador de preferência, digite nomedasaescola.souionica.com.br na barra de endereços.

No campo login, escreva o e-mail fornecido a você por algum membro da sua equipe.

Em seguida, clique em Esqueceu sua senha?

As instruções para a alteração da senha serão enviadas para o e-mail cadastrado em alguns minutos. Se você não encontrá-la, procure no spam!

Recuperar senha

⚠️ Atenção: esse e-mail precisa ser válido; caso contrário, não será possível recuperar a senha.

1. Acesse a sua loja de aplicativos (Play Store, para Android, ou App Store para IOS).

2. Pesquise por Pontue, clique em instalar e depois em abrir.

3. Na tela inicial do aplicativo, clique em continue com Iônica.

4. Insira o e-mail e senha para login. Caso não se recorde, clique em esqueci a senha para iniciar o processo de recuperação de acesso.

5. Após acessar, clique em redações e no botão “+”.

6. Clique em selecione a redação; em seguida, em proposta, e selecione para qual você quer enviar a redação.

7. Para finalizar, clique em enviar a redação e aguarde para que ela seja enviada com sucesso.

1. Para recuperar sua senha, digite seu e-mail e em seguida, clique em esqueceu sua senha?

2. Clique em receber e-mail e pronto, todas as instruções para a alteração da senha serão enviadas para o e-mail cadastrado em alguns minutos. Se você não encontrá-la, procure no spam!

⚠️ Atenção: esse e-mail precisa ser válido, caso contrário, não será possível recuperar a senha.

Tutoriais importantes

Abaixo, você encontra os principais tutoriais de uso da plataforma no dia a dia da escola, para gestores(as), professores(as) e estudantes. Este material foi produzido para que vocês possam sempre consultá-lo e ter acesso às principais instruções de uso no dia a dia do departamento de redação da escola.

Professores(as) e gestão escolar

1. Como criar atividades (propostas) de redação e verificar as notas finais?

2. Como criar uma prova ou atividade presencial?

3. Uso geral da plataforma

     Como criar propostas (atividades de redação) para os estudantes enviarem de casa

     Como escolher quais estudantes farão a proposta

     Como editar ou deletar a proposta

     Como criar provas presenciais para serem enviadas pela escola

     Como verificar as notas finais

     Como fazer download da planilha de fechamento de médias

     Como verificar as médias por turma, por proposta e por critério

Estudantes

1. Como enviar minha redação digitada ou por foto?

2. Como verificar minha nota e fazer download da minha correção?

Método de correção e grades de correção